CONTEÚDO
Conteúdo para Blogs: storytelling – Começar hoje a criar conteúdo profissional para seu site, pode ser a solução de seu problema e o remédio para possíveis crises futuras, pois quanto mais conteúdo, “mais visitas em seu site“, e mais você estará preparado para um eventual LOCK DOWN obrigatório, causado por líderes despreparados ou mal-intencionados.
Nesse momento de pandemia e quarentena, fomos pegos de surpresa por uma sequência de notícias e informações, além de novas regras e leis, que nos fizeram entender a nova realidade: que não estamos livres e qualquer um pode nos fazer perder muito do que temos. Injustiças são cometidas quase que diariamente e isso só piora.
Você, assim como eu, provavelmente deve ter perdido algo nessa crise, não só graças a pandemia, como também, a novas normas e leis que nos fizeram fechar comércios, lojas, clínicas, e pequenos serviços comuns como barbearia, troca de óleo, bancas de jornal, etc. Só ficaram abertos os supermercados e serviços essenciais.
Nós fechamos nossa agência de conteúdo e nossa loja de decoração. É… tínhamos aberto uma loja de decoração em 2019, e resolvemos fechar pois o aluguel não sofreu alteração nenhuma, muito pelo contrário, o aluguel acabou aumentando.
Para não perdermos mais dinheiro, achamos melhor fechar a loja e o escritório. (para abrir quando o novo normal, voltar ao normal)
Mas e o que o conteúdo tem a ver com isso tudo?
Se não fosse o conteúdo, provavelmente teríamos perdido tudo, e provavelmente estaríamos começando do zero. Já havia criado alguns sites ao longo dos anos com algumas centenas de páginas, e estas continuaram atraindo novos clientes para minha agência. Porém, continuei escrevendo conteúdos e estudando novas oportunidades de investimento para o pós pandemia.
Muitos dos meus amigos, e alguns clientes, perderam tudo, e agora vão começar do zero. Acabei apenas com 5 clientes mensalistas durante o primeiro semestre de 2020, para os quais criei cerca de 200 páginas de conteúdo e mais algumas para minha próprio agência.
Uma dessas empresas, pulou de 10 mil acessos mensais para 50 mil acessos, durante a quarentena e seu investimento mensal acabou aumentando em relação a otimização de sites e mais conteúdo profissional. Hoje estão em segundo lugar com várias combinações de palavras para o seu principal produto e muitas páginas na primeira página do Google..
Mas não foi apenas para um cliente que as coisas ao invés de caírem, começaram a subir. Não só o posicionamento do site, mas também as vendas de outros clientes se acumularam. Como não podiam entregar serviços por estar tudo fechado, graças ao posicionamento, acabaram acumulando os serviços.
Uma agência de empregos internacional, acabou programando entrevistas para o pós quarentena, com quase uma centena de candidatos em Stand By. Praticamente sem alteração nos lucros, uma vez que apesar de não receberem nada, ou quase nada, nos 4 meses de isolamento, receberão de volta quando tudo voltar ao normal. Houve um acúmulo de dividendos? Quando parte do investimento se torna lucro em um futuro próximo.
Por isso estamos aqui contando uma história para que você entenda a importância do conteúdo para o marketing digital.
É um storytelling real. Um conto em forma de gatilho que você só vai entender se passar por isso.
O que é o storytelling no conteúdo?
O Storytelling nada mais é do que contar uma história em forma de conteúdo, para atrair a atenção do cliente e engajar de forma sutil, sua atenção a um determinado produto, e torná-lo seu cliente num futuro próximo.
Esta técnica é muito usado em funil de vendas, gatilhos mentais, e geração de leads através de landing pages, quando o conteúdo é criado em etapas para que o visitante leia tópicos importantes e deixe seu contato para receber maiores informações. Seria como se inventassem uma nova maneira de se usar o e-mail marketing, uma vez que ninguém quer saber mais de recebê-los.
Eu até pensei que o e-mail acabaria um dia. Porém estava enganado. Nosso cadastro de e-mails não perde para o Cadastro de Whatsapp da agência, e ambos recebem novos contatos e cadastros todos o dias.
Um bom conteúdo é uma boa história
Quando você tem um site onde seu conteúdo atrai mais seguidores e leitores do que qualquer outra estratégia de marketing, você passou no teste. Você foi aprovado pelo Cliente, pelo Google e seus Robôs. Significa que o texto de seu site é aguardado tanto pelos seus clientes, quanto pelas buscas.
Uma vez um conteúdo postado gera uma boa história compartilhada e com seu tempo de leitura completado pelos visitantes, que ficam até o fim da leitura determinando o tempo de permanência no site, ou bounce rate, sua pontuação melhora cada vez mais, gerando uma notoriedade e força para seu site ou domínio, o Page Rank e Domain Rating.
A saída rápida do seu site, pode lhe custar a queda, ou taxa de rejeição alta.
Você precisa entender essa matemática para conseguir acessos reais e Posicionamento no Google que vai ser qualificado e assim, seu site se manterá bem posicionado, gerando receita mesmo quando tudo estiver parado.
Difícil de entender sobre as estratégias de conteúdo e qualidade do site para os Robôs do Google?
Vamos explicar de forma mais formal possível para que você entenda a importância do conteúdo para sua empresa no dia a dia.
Explicação fácil sobre conteúdo para o site
Quanto melhor for seu conteúdo para o site, e quanto mais você postar em seu site, mais acessos você terá, e melhor será o posicionamento do seu site no Google, e isso pode durar décadas, se fazer da maneira correta sempre, sem enganar tanto os usuários quanto os robôs, que não vão te penalizar e acabarão comprando seus produtos.
Hein? Como assim? Tão fácil assim?
As coisas não são tão simples assim. Foi apenas uma explicação mais fácil de entender. Pois nem sempre isso acontece. Nem sempre seu site vai se manifestar no Google só por causa do conteúdo, por mais que esse pareça incrível.
Veja este site por exemplo. Tem apenas algumas semanas, comprado e criado em 23, de junho de 2020.
É um outro site nosso que bomba no Google. Nós criamos este para vender outros serviços, pois o foco do anterior era apenas SEO Otimização de Sites. Hoje vendemos serviços de Conteúdo Digital, Gestão Google ADS, Otimização de Sites, Geração de Leads, Marketing Médico, mas o principal é o Marketing de Resultados.
Como este é um site muito novo, ele vai demorar para se indexar no Google, e provavelmente levará alguns meses para subir para a primeira página com alguns termos de pesquisa que cobiçamos.
Neste caso, teremos que continuar postando conteúdo de qualidade e estudar as métricas com ferramentas online como, Sem Rush ou Google Analytics, verificando acessos e o posicionamento de cada palavra-chave e termo de pesquisa.
Quando encontramos uma página do site se posicionando no Google, automaticamente criamos anúncios com os termos relacionados para aparecer nas buscas pagas e alavancar estas páginas, torcendo para que o público alvo goste do texto, permaneça na página, e compartilhe o post.